Evento encerra atividades da edição 2020 do Pibid/Biologia em Acaraú
Ao todo, esta edição do programa em Acaraú contou com 30 alunos participantes, sendo 24 bolsistas da CAPES e 6 voluntários
Publicada em 01/04/2022 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:18

O campus de Acaraú realizou, em 31 de março, a solenidade de encerramento das atividades da edição 2020 do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) - Núcleo Biologia. Ao todo, esta edição do programa contou com 30 alunos participantes, sendo 24 bolsistas da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e 6 voluntários. O evento foi realizado no Hotel Acaraú Riviera, próximo ao Instituto.
As atividades do programa foram realizadas nas seguintes escolas estaduais: EEMTI Maria Alice Ramos Gomes (Acaraú), EEMTI Valdo de Vasconcelos Rios (Itarema) e EEMTI São Francisco da Cruz (Cruz). O programa contou em cada escola com o apoio de supervisores, que são docentes integrantes do quadro de pessoal das unidades.
O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
A intenção do programa é unir as secretarias de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.
Em seu pronunciamento, o Coordenador de Área do programa no campus de Acaraú, professor Herikson Freitas, fez um resgate acerca das atividades desenvolvidas, desde o início em 2020, as ações modulares e os desafios vencidos. O docente pontuou a grande aprendizagem adquirida pelos discentes participantes. "De fato, eles tiveram como avançar, foram caminhando de forma cautelosa, orientada na direção pretendida do programa", pontuou.
Conforme a Chefe do Departamento de Ensino do campus, professora Fabiana Carvalho, o momento era de festejar um momento o crescimento dos discentes. "Não podemos deixar de destacar o avanço de cada aluno ao longo do programa, evolução acadêmica, na pesquisa e, principalmente na prática pedagógica", ressaltou.
Em seu discurso, o diretor-geral do campus, professor João Vicente Mendes Santana ressaltou a sua satisfação em participar daquele momento de sucesso dos alunos que participaram do Pibid e destacou o empenho dos estudantes que culminou no sucesso das atividades desta edição do programa. "Há duas ações importantes em nossas vidas, sem as quais não fazemos nada sustentável: atitude e comprometimento. Não é um caminho fácil, mas gratificante ao chegarmos ao final dessa estrada", disse.
Professor Herikson Freitas agradeceu o apoio da Coordenação Institucional do programa, à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), que garantiu inclusive bolsas aos discentes voluntários, ao Departamento de Ensino e a diretoria-geral do campus. "Agradeço de foma especial a gestão institucional do campus, que nos deram as condições necessárias para que pudéssemos nos alavancar nas ações do programa, apoiando-nos e atendendo-nos em nossas demandas", frisou.
O evento contou com apresentação musical do professor Jairo Ferraz, do campus, distribuição de troféus aos parceiros do programa e sorteio de livros aos ex-bolsistas e momento social.
Edson Costa - Acaraú