Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Evento em alusão à Data Magna do Ceará é realizado em Acaraú

O momento, articulado pelo NEABI, teve por objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da data para o Estado e o País

Publicada em 25/03/2022 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:17

Neste 25 de março, comemora-se a Data Magna do Ceará, que lembra a abolição da escravatura em nosso estado, o primeiro do País a declarar abolida a escravidão. Na véspera, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena- NEABI, do campus de Acaraú do IFCE, juntamente com alunos da Instituição, realizaram uma ação de conscientização sobre a importância da data, feriado estadual.

A professora Elisângela de Sousa, membro do NEABI, destaca que é preciso "debater estas informações com os alunos da Instituição, pois a maioria não conhece o contexto histórico da data, focando somente no feriado", pontuou.

A atividade no Instituto, realizada no intervalo das aulas, contou com a contextualização histórica referente à data e a importância de personagens históricos, como Francisco José do Nascimento, o jangadeiro conhecido como “Dragão do Mar”, nomeado prático da Capitania dos Portos que pela ação do seu trabalho conviveu com o tráfico negreiro, um abolicionista que na persuasão de sua liderança convenceu os colegas jangadeiros a se recusarem a transportar para os navios negreiros os escravos que seriam vendidos para o sul do país, fechando o Porto de Fortaleza, impedindo o embarque de escravos para outras províncias.

A Chefe do Departamento de Ensino do campus de Acaraú, professora Fabiana Carvalho, parabenizou o NEABI pela realização da ação, pois "atende ao que está preconizado na Lei 11.645/2008, que institui a obrigatoriedade da temática história e cultura Afro-brasileira e Indígena no currículo escolar, além de trazer à tona um tema tão relevante para a comunidade acadêmica. Trata-se de uma ação louvável. Precisamos realmente disseminar este conhecimento", disse.

O fim da escravidão no estado do Ceará veio em 1884, sendo o Ceará a primeira província brasileira a libertar os escravos quatro anos antes da libertação dos escravos no Brasil assinada pela princesa Isabel.

A Data Magna do Ceará foi instituída como feriado estadual no dia 6 de dezembro de 2011, por lei publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Edson Costa - Acaraú