Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Ecomangue ministra aula de campo sobre manguezais a professores do Município

O objetivo da atividade foi apresentar uma proposta metodológica de trabalho utilizando o manguezal como recurso didático de forma a diminuir os impactos ambientais costeiros

Publicada em 11/11/2022 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:19

A professora Rafaela Maia, líder do Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), do campus de Acaraú do IFCE, juntamente com o técnico de laboratório, o biólogo Me. André Luiz, e os bolsistas voluntários Luana Brandão, Thyago Lourenço e Felipe Marques, ministraram uma aula de campo sobre manguezais a professores de ciências da rede pública municipal de ensino de Acaraú. O objetivo da ação, fruto de investimento do Município em programa de formação continuada, foi "apresentar uma proposta metodológica de trabalho utilizando o manguezal como recurso didático de forma a diminuir os impactos ambientais costeiros", explicou a professora Rafaela Maia. Participaram da aula de campo cerca de 20 professores da rede municipal de Acaraú. Essa ação faz parte do Projeto de Extensão Acadêmica "Ecomangue vai à escola", que tem fortalecido as ações de educação ambiental a diversas escolas da educação básica.

Conforme professora Rafaela, ações como essa são fundamentais para mostrar às crianças e adolescentes da educação básica a importância de se preservar esse ecossistema, muitas vezes degradado. "Cabe lembrar que os manguezais possuem funções de importância ecológica e socioeconômica, porém, ações antrópicas ameaçam a sua existência, e o ambiente escolar é ideal para ampliar a consciência para sua conservação. Seguimos juntos em defesa dos nossos manguezais!", destacou.

O Ecomangue foi convidado a a participar desse momento pela Secretaria da Educação do Município, por meio do professor formador de Ciências, Me. Tiago Nascimento, que é aluno egresso do curso de Física do campus de Acaraú.

Edson Costa - Acaraú