Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Docente de Acaraú é selecionada em programa de recepção de professores visitantes em Portugal

Este edital, aberto para professores de todo mundo, buscava profissionais com currículo científicos de impacto internacional para atuarem durante um semestre letivo no IPB

Publicada em 24/02/2023 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:20

A professora Dra. Rafaela Maia, bióloga e coordenadora do Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), do campus de Acaraú do IFCE, foi selecionada pelo Programa de recepção de professores visitantes do Instituto Politécnico de Bragança - o IPB, instituição localizada na cidade de Bragança, na região norte de Portugal, onde a docente de Acaraú atuará no período de fevereiro a julho deste ano.

Este edital, aberto para professores de todo mundo, buscava profissionais com currículo científicos de impacto internacional para atuarem durante um semestre letivo no IPB, tendo sido a primeira vez que uma docente do IFCE atuará como professora visitante em uma instituição estrangeira. "Lá irei lecionar uma disciplina na área de Ciências Naturais e Ecologia para cursos de graduação e realizar um plano de pesquisa em cooperação com um professor do IPB", explicou a professora Rafaela Maia.

O IFCE e o IPB são parceiros de longa data e possuem acordos de cooperação firmados. Assim, o IFCE assegurará a participação da professora Rafaela enquanto ao IPB cabe o alojamento e as passagens.

Para a professora Rafaela Maia, as expectativas são as maiores para levar e trazer muito conhecimento na bagagem. A docente aproveitou para agradecer "à reitoria, a Assessoria de Relações Internacionais do Instituto - Arinter, à diretoria-geral do campus Acaraú e a todos os meus colegas de trabalho que ajudaram nesse processo. Espero que com esta oportunidade eu possa ajudar na consolidação da cooperação estratégica entre o IPB e o IFCE e na obtenção de resultados de excelência e de impacto acadêmico e científico para ambas as instituições", reforçou a docente.

Edson Costa - Acaraú