Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Diretor-geral de Acaraú reúne-se com representantes de Marco e da FAIFCE

Na reunião, mostrou-se as possibilidades de desenvolvimento de pesquisa e tecnologia à FAIFCE, bem como abriu possibilidades de parceria com o Município marquense

Publicada em 18/10/2022 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:21

Foi realizada, na manhã desta sexta-feira, 14/10, no gabinete da diretoria-geral do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE), uma reunião entre o diretor-geral, professor João Vicente, e o Coordenador de Pesquisa da instituição, professor Rubens Feijó, com o representante do Sindmóveis/FIEC, da cidade de Marco, Júnior Osterno, e o Agente de Desenvolvimento do Município, Diego Vasconcelos, além do presidente da Fundação de Apoio ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão do IFCE (FAIFCE), Ernani Leite. O objetivo da reunião foi mostrar as possibilidades de desenvolvimento de pesquisa e tecnologia à fundação do Instituto, bem como abrir possibilidades de parceria com o Município marquense, ao qual trata-se de um polo moveleiro, um dos fortes de sua economia. Inclusive, vislumbra-se a possibilidade de parceria para o fomento à cadeia madeireira, atendendo a uma demanda do arranjo produtivo local.

Segundo Diego Vasconcelos, o objetivo é "fortalecer a parceria com o Instituto Federal, além de conhecer a estrutura do campus de Acaraú e trazer desenvolvimento para a economia local, fortalecendo as cadeias produtivas, o que se pode alinhar para trazer desenvolvimento e progresso", destacou.

Essa visão é compartilhada por Júnior Osterno, que frisou a importância da parceria, uma vez que "tenho certeza de que o IFCE vai nos ajudar a resolver muitos dos nossos problemas tanto do ramo da indústria de móveis em Marco, como as demandas do perímetro irrigado do Baixo Acaraú e iniciativas na área pública. Assim, esse é um início de uma grande parceria".

Conforme o presidente da FAIFCE, Ernani Leite, a fundação "apoia o IFCE nas ações dos seus pilares de ensino, pesquisa e extensão e, é por meio dela, que se recebe aportes para fomento das suas ações. O recurso entra, a fundação faz todo um trabalho administrativo-financeiro para a execução dos projetos e o pesquisador enfoca apenas na pesquisa, de forma que o pesquisador ou o extensionista possa se dedicar exclusivamente ao seu projeto. Toda parte burocrática fica com a fundação", explicou.

Ernani frisou que sua presença no campus acarauense do Instituto justificou-se "com vistas a dar apoio na execução da prestação de serviço dos laboratórios do campus. Assim, todos os laboratórios poderão prestar serviço à comunidade, ajudando no desenvolvimento regional, no desenvolvimento de pesquisas e atividades de extensão, para um experimento do produtor rural. É nessa perspectiva que estamos dialogando com a gestão do campus", afirmou.

Para o diretor-geral do campus de Acaraú, professor João Vicente, o encontro revestiu-se de grande relevância, uma vez que "mostra a importância do IFCE-Campus Acaraú como agente de desenvolvimento regional e, hoje, estamos recebendo a FAIFCE exatamente para mostrar a ela o que é possível trabalharmos, apresentar os projetos em andamento e prospectar novas propostas, inclusive com relação ao Município de Marco, reconhecendo seu potencial como polo moveleiro, projetos de plantio de eucaliptos para a indústria de móveis, além de outras demandas que esse segmento econômico tão importante para nossa região possa precisar. Então, realmente, é um momento muito importante, onde apresentaremos o campus e nossas áreas de atuação e temos certeza de que sairão bons frutos dessa reunião", disse.

Edson Costa - Acaraú