Diretor-geral de Acaraú recepciona docente do Pará e engenheiro
A pauta do encontro foi estreitar os laços das referidas Instituições com o IFCE e buscar fortalecer parcerias entre ambos.
Publicada em 22/03/2022 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:46

O diretor-geral do campus de Acaraú, professor João Vicente Mendes Santana, recebeu, em 21 de março, em seu gabinete, a visita do professor Marcos Ferreira Brabo, docente do curso de Engenharia de Pesca do campus de Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA); e do engenheiro naval João Guilherme, da empresa JGS, que presta assessoria em projetos navais na região do Baixo Acaraú. A pauta do encontro, que também contou com a presença do chefe de gabinete da diretoria-geral, Alex Castro, foi estreitar os laços das referidas Instituições com o IFCE e buscar fortalecer parcerias entre ambos.
Professor Marcos Brabo destacou a importância de sua vinda à cidade de Acaraú principalmente com vistas a aquisição de conhecimento das novas tecnologias da área da aquicultura postas em prática nas fazendas de carcinicultura da região da Costa Negra, que apresenta referencial de qualidade, inclusive para exportação. "Acaraú é um polo de aquicultura marinha de destaque no Ceará e no Brasil, com tecnologias pouco adotadas no Estado do Pará, então é muito relevante minha vinda para me atualizar e levar essas tecnologias para meu Estado, não só as tecnologias, mas as discussões, em termos de marcos regulatórios, aspectos legais para aperfeiçoamento da atividade no território onde atuo", disse.
O docente da UFPA ainda destacou o destaque de Acaraú no universo da pesca, especialmente no desembarque do atum. "Acaraú é uma referência na pesca do atum, pescaria ainda não tão explorada em termos de região Norte do País, com poucas licenças de pesca, apesar do grande potencial. Assim, conhecer a realidade dessa cadeia produtiva para mim é muito importante e que seja adaptável à realidade local", pontuou.
O engenheiro naval João Guilherme pontuou a importância do vislumbre da parceria técnica da empresa JGS com o IFCE. "Vamos ver o que conseguimos absorver do curso Técnico em Construção Naval, uma vez que nossa empresa, juntamente com a RDM Despacho Marítimo é o link entre os pescadores e a Marinha do Brasil e, assim, vislumbramos uma melhor parceria com vistas a absorver essa parte técnica produzida aqui no Instituto", relatou.
Professor João Vicente, que recepcionou os visitantes e lhes referenciou todo trabalho desenvolvido na Instituição a nível educacional e social, fez um balanço bastante positivo do encontro. "Parcerias como essas engrandecem sobremaneira nossa Instituição e colaboram para fortalecer o grande trabalho aqui desenvolvido", afirmou.
Edson Costa - Acaraú