Diretor-Geral de Acaraú recebe procuradores do trabalho
A visita teve por objetivo estreitar os laços para colaborar para o aperfeiçoamento laboral dos pescadores da região do Baixo Acaraú
Publicada em 09/02/2022 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:44

O diretor-geral do campus de Acaraú do IFCE, professor João Vicente Mendes Santana, recebeu, em seu gabinete, nesta terça-feira, 8 de fevereiro, os procuradores do trabalho, Nicodemos Fabrício Maia e Augusto Grieco Sant'Anna Meirinho, representantes regionais da Coordenadoria Nacional de Trabalho Portuário e Aquaviário (Conatpa), do Ministério Público do Trabalho (MPT).
A visita teve por objetivo estreitar os laços para colaborar para o aperfeiçoamento laboral dos pescadores da região, de forma mais consciente e com foco no desenvolvimento sustentável da pesca.
Também foi abordada no encontro a agenda 2030, da ONU, que tem como meta, até 2030, aumentar os benefícios econômicos para os pequenos Estados insulares e os países em desenvolvimento, a partir do uso sustentável dos recursos marinhos, inclusive por meio de uma gestão sustentável da pesca, aquicultura e turismo.
Ainda será buscada uma articulação com a Colônia de Pescadores de Acaraú para fortalecer, juntamente com o Instituto, a formação dos profissionais aquaviários, bem como estabelecer ações de fortalecimento da prática sustentável do setor e de melhoria ainda mais nas condições de trabalho do pescador.
A Conatpa trata-se de órgão judiciário que age na defesa do ambiente laboral seguro e adequado, da igualdade nas relações de trabalho e da liberdade sindical, combatendo o trabalho em condições degradantes, as contratações irregulares e as terceirizações ilícitas, entre outras questões relevantes à promoção dos direitos trabalhistas e sociais.
Para o diretor-geral do campus, professor João Vicente, a consolidação desta parceria reveste-se de uma importância sem igual para o "uma inspeção geral do trabalho marítimo realizado em Acaraú, melhorando as perspectivas de futuro do setor, visando o desenvolvimento econômico-social da nossa região", destacou.
O Procurador do Trabalho Nicodemos Maia frisou a importância formativa do IFCE que impactam na qualidade de vida de inúmeros pescadores. "Havia pescadores analfabetos que, após passarem por formações no Instituto, não só aprenderam a ler, como regularizaram-se junto a Marinha e alçaram maiores patamares em sua profissão", relatou.
Edson Costa - Acaraú