Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Culinária afro-brasileira e indígena é tema de oficina

Momento foi de aprendizagem e troca de experiências e saberes

Publicada em 15/10/2019 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:43

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), em parceria com o curso técnico subsequente de Restaurante e Bar, ambos do campus de Acaraú do IFCE, realizaram, na última segunda-feira, 14 de outubro, a oficina: "Sabores e Saberes Afro-brasileiros e Indígenas". A oficina foi conduzida pelas técnicas da CREDE-3, Socorro Brandão e Erlane Muniz, integrantes do Neabi. A oficina é uma das ações do Núcleo para disseminação do conhecimento no tocante ao estudo da Lei 11.645 de 2008, que visa disseminar na educação a temática afro-brasileira e indígena nas mais variadas disciplinas.

A oficina foi realizada aos alunos do curso técnico de Restaurante e Bar nas aulas das disciplinas de Ciências dos Alimentos e Higiene e Manipulação de Alimentos. Os discentes prepararam os alimentos que foram servidos e tiveram a oportunidade de dialogar sobre a formação da cultura alimentar nas duas temáticas.

Para a professora Maria Elisângela de Sousa, responsável pelas disciplinas no curso de Restaurante e Bar e também vice-presidente do Neabi, o resultado da ação é gratificante. "Os discentes envolveram-se positivamente e é possível avaliar em uma oficina interdisciplinar como esta o quanto nossos alunos já aprenderam, pois estão colocando no discurso saberes adquiridos em diversas disciplinas. Como membro do Neabi, avalio que estamos no caminho certo e as ações educativas são parte do processo de formação, seja da comunidade, seja dos membros, na busca do fortalecimento de parcerias necessárias para o fortalecimento do nosso trabalho", ressaltou a docente.