Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Concluído Módulo I do Programa de Residência Pedagógica em Acaraú

O momento oportunizou o compartilhamento de experiências, desafios e vivências pedagógicas nas escolas-campo

Publicada em 17/03/2023 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:44

O campus de Acaraú do IFCE realizou evento de finalização do Módulo I do Programa Institucional de Bolsa de Residência Pedagógica-PRP, em 15 de março, no auditório do campus. O evento contou com a presença de alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, que são bolsistas, professores, gestores da instituição e escolas. O momento oportunizou o compartilhamento de experiências, desafios e vivências pedagógicas nas escolas-campo em que residentes e preceptores do PRP/Campus Acaraú atuaram neste primeiro ciclo. O período de vigência do Programa e de vigência da bolsa é desde outubro de 2022 até março de 2024

Na ocasião, os participantes também mostraram as práticas desenvolvidas com os alunos, durante esses 6 primeiros meses de imersão no Programa. A residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida em escolas públicas de educação básica, denominada escola-campo. Na escola-campo, o residente será acompanhado por um professor da educação básica, denominado preceptor.

Os acadêmicos do Instituto Federal acarauense estão atuando nas seguintes escolas em Acaraú: Escola Estadual de Ensino Médio Vicente de Paulo da Costa , no distrito de Juritianha; Escola Estadual de Ensino Médio Tomaz Pompeu de Sousa Brasil; Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria Leonete Brandão.

Conforme a professora Catarina Antunes, que coordena o programa no campus de Acaraú, é de grande relevância a participação do aluno de licenciatura nas ações da Residência Pedagógica, uma vez que "induz o aperfeiçoamento da formação prática dos estudantes da licenciatura, enquanto futuros docentes, promovendo a imersão do estudante na realidade do universo escolar, na educação básica, sendo um relevante instrumento de atuação prática naquela realidade", destacou.

Edson Costa - Acaraú