Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Cine debate e peça teatral marcam Mês da Consciência Negra em Acaraú

As atividades, promovidas pelo Neabi, visaram a reafirmação do negro na nossa sociedade e o combate à desigualdade racial.

Publicada em 29/11/2022 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:21

Em alusão ao Mês da Consciência Negra, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi), do campus de Acaraú do IFCE, promoveu uma série de atividades, visando a reafirmação do negro na nossa sociedade e o combate à desigualdade racial.

Na noite de 21 de novembro, foi promovido o cine debate com o filme "Que horas ela volta". O filme denuncia a discriminação e exalta o papel do negro e onde ele consegue chegar. Mulheres como Val, a personagem principal, precisam sair da invisibilidade e terem sua humanidade e valor plenamente reconhecidos.

Na tarde do dia 23, foi promovido outro cine debate com o filme "Medida Provisória". A obra retrata uma realidade opressora, em que o Governo Brasileiro aprova um Decreto, que obriga os cidadãos negros a imigrarem para a África.

Na noite de 28 de fevereiro, por sua vez, foi encenada uma peça experimental do coletivo "Campus Teatral", do campus de Acaraú, que versou sobre os diversos preconceitos por que passam o negro na sociedade na contemporaneidade e a importância de se rever os conceitos no combate ao preconceito e à discriminação.

"Consciência e respeito não se limitam a um único mês, mas ao ano inteiro, com a participação ativa de pretos, pardos e brancos. Coloca-se como de grande relevância momentos como esse de reflexão, levando nossos alunos a pensar essas questões de inclusão e combate à discriminação", destacou a professora Elisângela Sousa, membro do Neabi do campus de Acaraú.

Edson Costa - Acaraú