Carteiras da Marinha são entregues a 25 pescadores
As carteiras foram entregues após intensa formação no IFCE
Publicada em 28/07/2017 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:45

A cidade de Acaraú contou, nesta semana, com solenidade de entrega das Carteiras de Inscrição e Registro (CIRs), emitidas pela Marinha do Brasil, a 25 aquaviários que concluíram o curso de Pescador Profissional - Nível 1 (POP-N1), ministrado pelo campus de Acaraú do IFCE, mediante acreditação do órgão marítimo, por meio de Acordo de Cooperação. Outro grande parceiro é a Colônia de Pescadores local.
Essa já é a quarta turma que conclui o curso de formação inicial e continuada, da teia da Extensão da unidade. Curso esse que tem duração de 1 mês, com 112 horas/aula, com aulas teórico-práticas, adquirindo os profissionais do mar uma série de conhecimentos de relevância para seu dia a dia profissional, como salvatagem, segurança no mar, primeiros socorros etc. Ao todo, mais de 100 pescadores já foram beneficiados com a formação ministrada pelo Instituto, uma das sete instituições da Rede acreditadas pela Marinha.
Com o recebimento das carteiras, os pescadores, além de se regularizarem junto ao órgão marítimo, também passam a ter reconhecimento profissional, inclusive com possibilidades de ascensão e ganhos, o que gera oportunidades. O campus ainda dispõe de uma turma com aulas em curso de Pescador Especializado (PEP), igualmente autorizado pela Marinha. Desta forma, a unidade mostra o fortalecimento cada vez maior do Ensino Profissional Marítimo e aperfeiçoando a forma de se atuar na pesca na região.
À solenidade, fizeram-se presentes o Capitão-Tenente Henrique e Sargento Valney, da Capitania dos Portos de Camocim, o responsável pelo Ensino Profissional Marítimo do campus, Professor João Vicente, a presidente da Colônia de Pescadores de Acaraú, Maria Luziara da Rocha, o vereador Nacélio Cruz, bem como familiares dos pescadores concludentes.