Campus de Acaraú submete projeto voltado a pescadores artesanais à Finep
O objetivo do projeto é captar recursos voltados para a comunidade de pescadores de Acaraú.
Publicada em 13/12/2022 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:17
O campus de Acaraú do IFCE tem realizado a prospecção de recursos finaceiros por meio da submissão de projetos a algumas agências de fomento. Desta feita, no dia 30 de novembro, o campus submeteu um projeto à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, por meio do Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia, com o objetivo de captar recursos voltados para a comunidade de pescadores de Acaraú.
O projeto tem como título: Projeto Pesca Artesanal +Valor e tem como objetivo geral permitir que pescadores artesanais usem as melhores práticas de pesca para a gestão sustentável desses recursos. Conforme o professor Dr. Rubens Galdino Feijó, coordenador do Projeto, esta proposta contempla a reforma e ampliação de um laboratório gastronômico turístico multiusuário, que terá o intuito a agregação de valor ao produto do pescado, o treinamento de pescadores artesanais, capacitando-os para operar ambientalmente plantas de processamento de pescado, agregando também valor a esse pescado pós-colheita.
Conforme o docente, serão desenvolvidas ações de sensibilização do conhecimento, tecnologias e práticas da cadeia do pescado e áreas de estudo de influência de Acaraú. Ações essas que "serão bastante relevantes no tripé da sustentabilidade, não só em nível econômico, mas no intuito de reduzir e implantar em outras regiões um case de sucesso dessas agregações de valor", relatou.
Segundo professor Rubens Feijó, a equipe envolvida neste projeto possui larga experiência em atividades de pesquisa, extensão e inovação, são 20 profissionais envolvidos que atuam em 15 áreas de especialização. A equipe com maior número de participantes é composta por 11 professores e técnicos do IFCE nas áreas de concentração de Recursos Pesqueiros, Extensão Pesqueira, Tecnologia de Alimentos e Aquicultura. A área de Economia/Administração vem formada por pesquisadores que tratam da economia do Mar, envolvendo avaliações econômicas, educação Financeira, Gestão de Negócios Turísticos e Avaliação de Políticas Públicas. Também participam do núcleo do projeto profissionais que tratam da Gestão Integrada da Zona Costeira com larga experiencia em projetos de inovação; Educação, Culturas e Etnografia que atuam nos núcleos Indígenas e Quilombolas; Publicidade e Propaganda; e Tecnologia de Informação com profissional da Engenharia de Software.
Ao projeto, que foi idealizado pelo professor Luis Parente Maia (ex-diretor do Labomar/UFC), faz parte a Fundação de Apoio ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão do IFCE (FAIFCE), juntamente com o IFCE e a UFC. "Pelo Instituto, integram o projeto docentes experientes na área de Pesca, como o Prof. João Vicente e Prof Juarez Coelho; na área de Processamento do Pescado, como a professora Eveline Alexandre; e na área de Turismo, como a professora Elisângela Sousa; e pela UFC, além de professores renomados, como Luis Parente, que foi o mentor do projeto, e Eduardo Fontenele, ambos da UFC, que vêm colaborando com a valorização dos pescadores da região através dessa iniciativa de prospecção de recursos", frisou professor Rubens Feijó.
Edson Costa - Acaraú