Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Campus de Acaraú realizou Semana do Meio Ambiente

Evento teve como tema "Uma só Terra" e contou com palestras, mesas redondas, minicursos e ações de educação ambiental

Publicada em 15/06/2022 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:19

O campus de Acaraú realizou, no período de 7 a 9 de junho, mais uma edição da Semana do Meio Ambiente, em alusão ao dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento, organizado pelo curso Técnico em Meio Ambiente, contou com palestras, mesas redondas, minicursos e ações de educação ambiental, e reuniu em torno de 200 participantes.

As palestras versaram sobre a situação e perspectivas sobre o Parque Nacional de Jericoacoara; energias renováveis e saneamento básico no Baixo Acaraú; e impactos e perspectivas no uso dos recursos hídricos da Bacia do rio Acaraú.

O evento contou com mesas redondas que abordaram o licenciamento ambiental atual e perspectivas sobre a nova lei do licenciamento no Brasil; e potenciais impactos da espécie do peixe-leão sobre os ecossistemas costeiros do litoral norte cearense.

A semana teve ainda minicursos sobre programação para ciências ambientais, produção de sabão ecológico, educação ambiental, boas práticas em laboratórios da área ambiental, levantamento e monitoramento de fauna e portabilidade de água para consumo humano.

Além de docentes da área ambiental dos cursos do campus de Acaraú, o evento contou com inúmeros convidados de Instituições parceiras, como o ICMBio, complexos eólicos, CAGECE, Secretaria do Meio Ambiente de Acaraú, Costa Negra Licenciamento Ambiental, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Acaraú, IBAMA e Labomar/UFC.

A aluna do 4º semestre do curso técnico em Meio Ambiente, do campus de Acaraú, Rosilane Oliveira, que participou da organização da semana, avaliou como de grande importância a realização de momentos como este na Instituição porque "vem falar sobre formas conscientes de consumo dos recursos naturais, que quando consumidos de forma desequilibrada causam efeitos negativos ao meio ambiente como um todo, especialmente nos setores de produção industrial. O consumo desenfreado gera uma necessidade maior de água energia e alimento, gerando aumento de resíduos sólidos e a degradação ambiental de diversos ecossistemas naturais, não só no Ceará, mas em diversas regiões do planeta", destacou.

A discente reafirmou a importância de momentos como esse da semana, para que "possamos nos tornar seres mais conscientes em nossas atitudes. O evento desperta para a necessidade de se desenvolver formas sustentáveis de se viver em harmonia com o meio ambiente, conclamando transformações através de políticas públicas e conscientizar acerca da conservação de ecossistemas, de suma importância para a região do Baixo Acaraú e do Ceará, e para que possamos ser multiplicadores de nossas ações e viver de forma ecologicamente equilibrada com o meio ambiente", pontuou.

Segundo o coordenador do curso Técnico em Meio Ambiente, e articulador da Semana, professor José Neuciano, o evento atendeu às expectativas, "que trataram sobre diversos temas amplos da área ambiental, contando com ampla participação da comunidade acadêmica do Instituto e da sociedade acarauense, que interagiu nas palestras e mesas redondas. Os minicursos foram muito produtivos incluindo atividades práticas, onde os alunos colocam em prática o conhecimento adquirido em sala de aula", destacou.

Em um balanço muito positivo, professor José Neuciano avalia o momento como "enriquecedor, um momento em que a comunidade acadêmica tirou várias dúvidas e interagiu com especialistas. O evento contou com ampla participação, evento que confirma a vocação do IFCE de fornecer educação de qualidade, trazer informações pertinentes do cotidiano, abordando temas relevantes e atuais e fortalecer o tripé do Ensino, Pesquisa e Extensão. Estamos muito satisfeitos com o resultado de mais esta Semana do Meio Ambiente", relatou.

Edson Costa - Acaraú