Campus de Acaraú realiza solenidade de certificação dos cursos técnicos
As formaturas dos cursos técnicos estavam suspensas, por ocasião da pandemia da Covid-19 e, após estabilização, voltam a ser realizadas.
Publicada em 13/05/2022 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:20

O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou, na noite de 11 de maio, no auditório, a solenidade de certificação dos cursos técnicos dos semestres de 2019.2 a 2021.1. Ao todo, 26 formandos dos cursos técnicos em Aquicultura, Construção Naval, Eventos, Meio Ambiente, Pesca e Restaurante e Bar, foram certificados em sessão solene presidida pelo diretor-geral do campus, professor João Vicente Mendes Santana. As formaturas dos cursos técnicos estavam suspensas, por ocasião da pandemia da Covid-19 e, após estabilização , voltam a ser realizadas.
Em seu pronunciamento, a formanda Barnara Pinheiro de Farias, do curso técnico em Eventos, destacou a sua felicidade pela conquista e pontuou os inúmeros desafios vencidos ao longo do curso. "Não posso imaginar quão difícil e desafiador possa ter sido a caminhada de cada um de nós aqui presente, entretanto fico feliz que estejamos aqui. Isso é sinal de que sonhos podem ser realizado", disse.
Barnara destacou ainda a importância de cada formando tomar as melhores escolhas possíveis em suas vidas, sempre com espírito questionador. "Desejo que cada formando tenha buscado as respostas que buscava quando começaram seus cursos, mas que não percam nunca a percepção de perguntar e apesar da resposta 'porque sim', possamos ter o futuro que escolhemos, que nossa ideias merecem ser acreditadas e defendidas e continuar a nos perguntar e sempre que acharmos as respostas, teremos novas perguntas, pois são elas que nos movem às grandes transformações", disse.
A professora Liliane Domingues, que discursou em nome dos docentes do campus, definiu os formandos como "guerreiros". Na ocasião, a mesma pontuou suas experiências profissionais e de vida e ressaltou a importância dos formandos continuarem estudando. "Vocês precisam estudar para ser pessoas melhores, mas precisam entender que não serão melhores que ninguém, para entender que a saúde mental de vocês está acima do dinheiro que possam ganhar, para construir uma carreira, seja ela qual for. Você precisa estudar para não ser enganado e para desenvolver um pensamento crítico, que levará com que você confronte ideias, repensem, que dará empatia, entender que nossa realidade não é a mesma que a do outro. E é através dos estudos que passaremos a reconhecer que a ciência que nos permite que estejamos vivos aqui hoje", relatou.
Em seu discurso, o diretor-geral do campus, professor João Vicente, questionou os formandos se os mesmos estariam realmente preparados para suprir a necessidade do mercado, reconhecendo a importância do processo formativo continuado. "Essa geração começa a dar respostas a esses desafios, dificuldades que estamos enfrentando. Como você está se preparando para esses desafios?", questionou.
O gestor fez um pedido aos formandos para que retornem ao IFCE. "Voltem! Tragam uma palestra, suas experiências de vida, aquilo que vocês estudaram. Quando estiverem trabalhando, tragam oportunidades. O Instituto faz parte da sociedade a qual todos nós fazemos parte. Nós, enquanto um grupo só, precisamos abraçar esta instituição. Precisamos sonhar em mudar nossa realidade. Isso é o que nos impulsiona a ir mais longe ainda", destacou.
Edson Costa - Acaraú