Campus de Acaraú lança edital para seleção de especialização na área ambiental
O curso é gratuito e possui carga horária de 500 horas e duração prevista de 18 meses. Poderão se candidatar portadores de diplomas de curso de graduação
Publicada em 20/10/2022 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:44
O campus de Acaraú do IFCE publicou o Edital Nº 17/2022, referente ao processo seletivo para o semestre 2022.2 do curso de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. O curso é gratuito e possui carga horária de 500 horas e duração prevista de 18 meses. Poderão se candidatar portadores de diplomas de curso de graduação obtidos em cursos superiores reconhecidos pelo MEC ou, ainda, portadores de certidão de colação de grau emitida pela instituição de ensino superior, explicitada a data em que a colação de grau foi realizada, desde que o tema do pré-projeto do trabalho de conclusão do curso de especialização, entregue no ato da inscrição,enquadre-se na área do curso e suas respectivas linhas de pesquisa. O público-alvo do curso é formado por profissionais graduados em cursos de tecnologia, bacharelados ou licenciaturas das diversas áreas do conhecimento que buscam constante aprimoramento e que atuem direta e indiretamente, nas esferas pública e privada, com questões ambientais e de desenvolvimento regional. Serão ofertadas 16 (dezesseis) vagas no processo seletivo, sendo 11 pela ampla concorrência e 5 pelo sistema de cotas. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no período de 3 a 15 de novembro de 2022.
Para inscrever-se, o candidato deve encaminhar para o e-mail selecaoppgmadr@ifce.edu.br os documentos listados no edital,digitalizados e em formato PDF, descrevendo no corpo do e-mail o nome completo do candidato e o número do Edital (Edital nº 17/2022 GAB-ACA/DG-ACA/ACARAU-IFCE) do processo seletivo a que pretende se inscrever. É exigida a seguinte documentação: formulário de inscrição preenchido e assinado (Anexo 3 do edital); cópia de documento de identidade, CPF, comprovante de quitação eleitoral, comprovante dequitação com o Serviço Militar (para os candidatos do sexo masculino); cópia do diploma do curso de graduação ou certidão de colação de grau emitida pela instituição de ensino superior, explicitada a data em que a colação de grau foi realizada; pré-Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso em um (01) via, com mínimo de 03 laudas e máximo de 05 laudas, sem contar a capa e referências, com espaço entre linhas 1,5; fonte: Time New Roman (12), margens de 2,5 cm, contendo: título, introdução, justificativa, objetivos(geral e específicos); procedimentos metodológicos; resultados esperados, cronograma e referências bibliográficas conforme especificados nos itens 5.5.1 e 5.5.2 do presente Edital. Emcaso de constatação de plágio, o candidato será sumariamente eliminado deste processo seletivo; cópia do comprovante de residência.
Caso o candidato mantenha vínculo profissional, declaração de superior hierárquico explicitando a anuência da instituição e a liberação de carga horária para o cumprimento do curso; 1 (uma) foto 3x4 inserida no formulário de inscrição (Anexo 3); cópia do passaporte e documentação comprobatória de autorização de permanência no País, para candidatos estrangeiros (cédula de identidade expedida pela Polícia Federal ou passaporte com Visto Temporário em validade); Termo de autorização de uso de áudio ou imagem (Anexo 6) preenchido e assinado; declaração de Cor/Raça ou Etnia (Anexo 7) preenchida e assinada, para candidatos que irão concorrer às vagas reservadas para negros (pretos e pardos) e indígenas (PPI); cópia do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração de pertencimento emitida por liderança local de grupo indígena reconhecido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), para os candidatos indígenas que irão concorrer às vagas reservadas para negros (pretos e pardos) e indígenas (PPI); declaração de Pessoa com Deficiência (Anexo 8) preenchida e assinada, para os candidatos que irão concorrer às vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCD). Cópia do Laudo Médico original, legível e datado, emitido há no máximo 12 meses, a contar da data do início das inscrições, atestando a categoria e o grau ou nível da deficiência,com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças(CID-10), contendo nome, assinatura e CRM do médico especialista, para candidatos que irão concorrer às vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCD).
O processo seletivo dos candidatos será realizado por uma Comissão de Seleção, constituída por servidores permanentes do IFCE –Campus Acaraú, indicada pela Direção Geral do campus e compreenderá 2 (duas) etapas: análise do pré-projeto de trabalho de conclusão de curso; e apresentação e defesa do pré-projeto.
Os candidatos classificados no processo seletivo deverão realizar as suas matrículas, na Coordenadoria de Controle Acadêmico (CCA) do campus, no período especificado no anexo 2 do edital no horário das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. A não realização da matrícula até a data estipulada implicará a perda do direito à vaga e convocação em 2ª chamada de outro candidato para ocupá-la, obedecendo-se à ordem de classificação. Para realização da matrícula o candidato aprovado deverá apresentar os documentos originais solicitados no item 3.1 ou cópias autenticadas.
Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do edital (clique aqui), presencialmente, no prédio do campus, situado atrás do fórum, ou ainda pelo fone (88)3455.3041.