Campus de Acaraú forma nova turma de curso PEP
O curso apresenta uma apresenta uma grade diversificada, que aborda, entre outros aspectos, segurança nas embarcações e no mar, equipamentos de proteção individual e primeiros socorros.
Publicada em 06/06/2022 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:45

O campus de Acaraú do IFCE realizou, em 3 de junho, a solenidade de certificação da terceira turma do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Pescador Profissional Especializado (PEP), bem como de entrega das Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR), da Marinha. Desde 2014, o campus apresenta um Acordo de Cooperação Técnica com o órgão marítimo, que o autoriza a ministrar este curso, destinado a aperfeiçoamento profissional de Aquaviários Pescadores. Com duração de três meses e carga-horária de 375 horas, com aulas teórico-práticas, apresenta uma grade diversificada, que aborda, entre outros aspectos, segurança nas embarcações e no mar, equipamentos de proteção individual e primeiros socorros. O grande diferencial desta turma foi ter formado a primeira mulher, Gardênia Luzo, que é acadêmica do curso de Engenharia de Pesca, da UFC.
Conforme Gardênia Luzo, a primeira mulher a concluir um curso PEP no estado do Ceará e também a aluna 01 da turma, que alcançou as melhores médias, o caminho não foi fácil, mas gratificante. "Não foi fácil concluir este curso, até porque não moro nesta cidade, mas é com muita alegria que estamos aqui hoje. Somos pessoas completamente diferentes. Aprendemos muitas coisas, mas principalmente que devemos fazer valer a nossa voz e que sem esforço não se chega a lugar nenhum. Isso é reafirmado após concluirmos uma caminhada nada fácil que nos permitiu chegar até aqui", destacou.
A presidente da Colônia de Pescadores Z-2, de Acaraú, Maria Luziara Rocha Vasconcelos, que também se fez presente ao evento, ratificou a importância do conhecimento adquirido na formação ao longo do curso. Conhecimento este que será um diferencial no cotidiano no mar, cotidiano esse cercado de intempéries. Falou da necessidade não só da importância de se qualificar e se aperfeiçoar na função, mas de nunca perder a fé. "Em um momento de descanso na embarcação, leiam a bíblia, não deixem nunca diminuir a sua fé!", disse.
A Coordenadora de Extensão e Relações Empresariais do campus de Acaraú, Marcela Melo, falou de sua satisfação em ver tantos rostos felizes dos alunos concluintes do curso PEP. "É papel da nossa Instituição trazer esta realização para vocês e é muito gratificante ver o poder que o Instituto tem de transformar vidas. A vocês, meu reconhecimento e respeito e que galguem mais conquistas e continuem enxergando aqui um espaço de aprendizagem e de acolhimento", relatou.
A gestora ainda parabenizou a primeira mulher do curso, Gardênia Luzo. "Isso é um fato de relevância. Eu, como mulher, como pesquisadora, sinto-me feliz em presenciar esse feito, que prova o potencial da mulher poder ocupar seu espaço em diversas profissões. Reconhecemos que não é um caminho fácil. Nós, mulheres, devemos comemorar avanços como este, que mudam nossas vidas e a sociedade", comemorou.
O responsável pelo Ensino Profissional Marítimo do campus de Acaraú, Roberto Medeiros, destacou que era para ele uma honra em participar daquela formatura da terceira turma de curso PEP, mas a primeira tendo-o à frente do setor, que antes era ocupado pelo professor João Vicente, a quem agradeceu a confiança e apoio. Roberto Medeiros parabenizou “os alunos e, agora, meus amigos, que concluíram este curso e felicito a todos pela grande conquista de chegar até aqui. Parabenizo, de forma especial, a primeira mulher PEP do estado do Ceará, Gardênia Luzo, que mesmo com tantas ocupações, concluiu com êxito o curso PEP, destacando-se com a melhor média da turma. Parabéns!", disse.
O Agente da Capitania dos Portos em Camocim, Capitão-Tenente Luiz Márcio, destacou que era uma "honra em formar mais uma turma de curso PEP, em parceria com o IFCE, uma turma de novos pescadores, homens do mar, que fazem e farão a diferença em seu dia a dia, pelo conhecimento teórico e prático adquiridos nesta Instituição, de forma especial formando uma mulher", relatou o Oficial, que reconheceu que o caminho não é fácil para se chegar até ali. "Costumo dizer que a vida é um oceano e nós somos os nadadores e cada onda ultrapassada torna-se um obstáculo vencido. E vocês são vitoriosos, pois venceram mais este obstáculo", disse o Capitão, que pontuou ainda a importância da parceria da Marinha com o Instituto Federal desde 2014 e ratificou que se trata de uma forte parceria e duradoura, que culmina na formação de inúmeros pescadores, em uma missão valorosa educacional.
O diretor-geral do campus de Acaraú, professor João Vicente Mendes Santana, que é primeiro Oficial de Náutica da Marinha Mercante, e grande articulador junto ao órgão marítimo pela fortificação da parceria entre ambas as Instituições, destacou sua satisfação com aquele momento em que a Instituição forma mais uma turma de curso PEP. Aquele momento definiu como de fechamento de um importante ciclo na vida de cada formando. "Eu fico me perguntando, quando você começou o curso, como você pensava e como passou a pensar? Tenho certeza que hoje você é uma pessoa diferente, pelo que você aprendeu, pelo que você ensinou", disse.
O gestor pontuou o aumento do espaço nas forças armadas, o que mostra o empoderamento feminino, mas mesmo assim uma realidade não muito comum no universo da pesca, e que começa a mostrar a mudança com a formatura da primeira mulher PEP nos muros daquela Instituição, Gardênia Luzo. "Você tem uma grande responsabilidade a partir de agora!" Reconheceu seu esforço, enquanto moradora de Fortaleza, e mesmo com tantos compromissos, a definiu como uma pessoa diferenciada, dedicada. "Quando você quer, ultrapassa os desafios, não tem desculpas. Quando não quer se esforçar, encontra algum motivo para não ir pra frente!". Gardênia já havia participado de eventos da área da Pesca no Instituto acarauense, o Swell da Pesca, "tendo mostrado empenho e dedicação", pontuou o diretor. "Ela tem trajetória não só de palavras, mas de exemplo e é o exemplo que nos impulsiona!", disse.
Homenagens foram feitas à Gardênia e aos formandos e docentes do curso, bem como ao agente da Capitania dos Portos. O evento, sob grande emoção, por mais essa etapa vencida na vida dos formandos, contou com vídeos-homenagens e vídeo com pronunciamento da Pró-Reitora de Extensão do IFCE, Ana Uchôa, que pontuou a sua alegria em ver mais uma turma formada na área pelo Instituto em Acaraú e destacou a conquista de Gardênia Luzo, como primeira mulher formada em todo estado cearense e pontuou que os novos profissionais não parassem por ali, continuando a se capacitar e a "navegar novos mares".
Edson Costa - Acaraú