Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Campus de Acaraú forma mais uma turma de curso PEP

O campus é acreditado pela Marinha para ministrar este curso, destinado ao aperfeiçoamento profissional de Aquaviários Pescadores

Publicada em 03/05/2023 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:45

O campus de Acaraú do IFCE realizou, em 2 de maio, a solenidade de certificação da quarta turma do curso de extensão de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Pescador Profissional Especializado (PEP), bem como de entrega das Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR), da Marinha. Desde 2014, o campus apresenta um Acordo de Cooperação Técnica com o órgão marítimo, que o autoriza a ministrar este curso, destinado ao aperfeiçoamento profissional de Aquaviários Pescadores. Com duração de três meses e carga-horária de 375 horas, com aulas teórico-práticas, apresenta uma grade diversificada, que aborda, entre outros aspectos, segurança nas embarcações e no mar, equipamentos de proteção individual, Manuseio e Conservação do Pescado e primeiros socorros.

A Coordenadora de Extensão e Relações Empresariais do campus, Marcela Melo, destacou a importância do curso para a qualificação dos pescadores, reforçando o impacto dessa formação para a qualidade do setor da Pesca, tão importante no arranjo produtivo da região. "Esse curso faz com que os pescadores consigam uma profissionalização e nossa Instituição alegra-se, mediante essa parceria com a Marinha, em oferecer qualificação nessa atividade tão importante para que essa atividade desenvolva-se cada vez mais, de forma sustentável", destacou.

Conforme Maria Luziara, presidente da Colônia de Pescadores Z-2, do Município de Acaraú, o momento de conclusão de mais uma turma de curso PEP é um orgulho para a entidade, reforçando a importância das parcerias para que momentos como esse possam acontecer. "Parceria com a que temos com o campus de Acaraú, há muitos anos, uma parceria firme e verdadeira", disse.

O Secretário de Agronegócios, Pesca, Irrigação e Desenvolvimento Econômico do Município de Acaraú, Nacélio Cruz, falou da disponibilidade do Município no fortalecimento das parcerias para capacitar e qualificar o pescador, que tem esse importante projeto de vida, que é trabalhar no mar, numa jornada nada fácil, e que este curso seja só o início de uma longa jornada para a melhoria do trabalho de vocês", pontuou.

O Agente da Agência da Capitania dos Portos em Camocim, Capitão-Tenente Claudeniz Fernandes Guimarães parabenizou cada concluinte do curso PEP, pela conclusão dessa primeira etapa da formação do curso, que antecede fase de estágio no mar. O Oficial parabenizou também o Instituto Federal, que tem incentivado o fortalecimento da cultura oceânica, em busca do fortalecimento do setor pesqueiro, mediante somatória de forças da gestão e do corpo docente e técnico. "O apoio do Instituto é muito importante para que possamos participar de um momento como esse, tão gratificante, de conclusão de uma importante etapa na formação desses pescadores", disse.

O diretor-geral do campus de Acaraú, professor João Vicente Mendes Santana, que é um dos articuladores junto à Marinha, para a oferta da qualificação, o momento era de alegria e satisfação em ver mais uma turma de curso PEP formada no Instituto Federal acarauense. Orgulho maior, segundo o gestor, por somente este campus e o de Itajaí, do Instituto Federal de Santa Catarina, oferecerem tal formação.

"Esse é o gran finale de alguns sonhos que começam a se tornar realidade", resumiu professor João Vicente, que pontuou que, para que tudo isso se tornasse realidade, foi importante o fortalecimento de parceria com outras instituições, como a Colônia de Pescadores, a Secretaria de Pesca, a Marinha do Brasil, a Pró-Reitoria de Extensão, o nosso Reitor Wally Menezes, além do apoio e comprometimento de cada servidor docente e técnico administrativo, que referenda o curso como de qualidade e eficiência. Curso este que contou, nesta turma, com três alunas mulheres, Emanuela de Freitas Paiva, Karolina Freitas de Paiva e Marina de Lourdes Soares, que mostra o empoderamento e a vocação feminina na área da Pesca.

Ao ato de formatura e entrega dos certificados dos cursos de extensão e das Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR), fez-se presente ainda o Primeiro-Sargento Antônio José da Cruz Nascimento, encarregado da Seção do Ensino Profissional Marítimo, e o Sargento Jardel, ambos da Agência da Capitania dos Portos em Camocim, o servidor Roberto Medeiros, responsável pelo Ensino Profissional Marítimo do campus de Acaraú, além de professores e familiares dos formandos.

Edson Costa - Acaraú