Acaraú realizou II Fórum de Assuntos Estudantis
Momento foi de diálogo com os alunos buscando alternativas para Permanência e Êxito discente
Publicada em 30/08/2019 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:43

E encerrou-se, na última quinta-feira, 29, após dois dias de intensas atividades, a segunda edição do Fórum de Assuntos Estudantis do campus de Acaraú do IFCE. O evento, organizado pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis em articulação com o Departamento de Ensino, contou com uma ampla programação, que envolveu mesas-redondas, rodas de conversa, atividades dirigidas e discussão de grupos temáticos. A grande temática abordou a Permanência e Êxito dos alunos na Instituição.
Conforme a psicóloga Géssyka Sousa, da Coordenadoria de Assuntos Estudantis do campus de Acaraú, o evento reveste-se de uma grande relevância para "discussão da vida estudantil e os percalços que surgem na sua trajetória acadêmica. Reconhecemos as dificuldades dos alunos e nada melhor que pensarmos juntamente com eles alternativas para que eles possam driblar as dificuldades e obterem o tão almejado sucesso sucesso acadêmico", referenciou.
O fórum contou ainda com relatos de experiências de alunos egressos, entre os quais Gabriel Vasconcelos, que se formou técnico em pesca na unidade acarauense do Instituto. O mesmo, que atua na área de indústria da pesca, relatou sua experiência profissional, bem como a grande luta desde o período em que era aluno até a atuação profissional. Para ele, esse foi um momento importante para os discentes que ainda estão no amadurecimento profissional. "Retornar a esta casa onde tive o prazer de estudar e relatar minhas experiências profissionais é muito gratificante", relatou.
Para a aluna Sinária Rodrigues, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, o fórum é um importante momento de se pensar junto alunos e Instituição as adversidades que os discentes encontram pelo caminho e buscar alternativas para o bom êxito acadêmico. "Nós alunos costumamos conversar dos problemas entre nós, mas é importante esse diálogo com os membros da parte estrutural do campus até mesmo para somar forças e avançarmos cada vez mais", destacou.