Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

ACARAÚ: Curso Técnico em Construção Naval de luto

Docentes e alunos do curso lamentam a partida do Sargento Severino Félix de Lima, aos 76 anos, técnico em Construção Naval, comprometido com a Instituição

Publicada em 15/02/2022 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:19

No dia 13 de fevereiro, docentes e alunos do curso técnico em Construção Naval, do campus de Acaraú do IFCE, foram surpreendidos por uma triste notícia: o falecimento do Sargento Severino Félix de Lima, aos 76 anos. O mesmo, que era natural de Colônia Leopoldina, em Alagoas, por muitos anos residia no território acarauense, onde formou-se no curso técnico do Instituto no semestre 2017.2. Além disso, era Oficial reformado do Exército e deixa um grande legado no IF e muita saudade.

O aluno Antônio Conceição, do 4º semestre do curso técnico em Construção Naval, revelou que, apesar de Seu Lima, como era conhecido, ser aluno, muito ensinou aos outros discentes. "Ele acabava ensinando tanto quanto os nossos professores. Fará muita falta ao curso e a todos nós. Ele sempre fazia o bem, sempre disposto a ajudar", disse.

Professor Hernan Ruiz, do curso de Naval, resumiu a figura de Seu Lima como a de um pai, de um mestre. "Seu Lima construiu uma grande história em nosso curso e no nosso campus. História esta que sempre será lembrada por todos nós", destacou.

Conforme o professor Luciano Sobrinho, Seu Lima ingressou na Instituição no ano de 2014 e, em 2017, conseguiu concluir com êxito o curso, apesar de tantos desafios e "foi uma alegria para nós entregar aquele diploma para ele, que é um exemplo que deve ser seguido por todos, por sua dedicação e esforço", relatou.

O apego de Seu Lima ao curso era tão grande que "fazia do Laboratório de Construção Naval sua casa, sempre proativo, ajudando não só aos docentes e alunos do nosso curso, mas a todos do Instituto. Sempre disponível a todos que precisassem de alguma ajuda", resumiu professor Luciano Sobrinho.

Seu Lima tinha tanto respeito no curso, que a turma de Naval formada no semestre 2017.1 chegou a homenageá-lo como patrono de formatura, um reconhecimento pela sua competência e padrão de referência na área e pela sua disponibilidade e atenção.

Resta agora a saudade. "Haverá sempre um vazio no nosso laboratório. Todos nós gostávamos muito dele. Ele fará muita falta a este espaço, que ele tinha como casa", resumiu professor Luciano.

O diretor-geral do campus de Acaraú, professor João Vicente Mendes Santana, recebeu com muito pesar a notícia do falecimento do Seu Lima, que "escreveu uma bela trajetória no Instituto, como aluno dedicado e que muito ajudou a abrilhantar ainda mais o curso técnico em Construção Naval. Neste momento de dor, solidarizamo-nos com seus familiares e entes queridos e reafirmamos que sua memória jamais será esquecida nesta Instituição", enfatizou o gestor.

Edson Costa - Acaraú