Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Acaraú concorre em prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

Acadêmico Renan está muito otimista apesar de reconhecer disputa acirrada

Publicada em 16/05/2017 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:46

Uca Rapax (Smith, 1870) como sentinela de áreas degradadas de manguezais: um foco na microbiota fúngica e análise de coliformes fecais (Acaraú): esse é o título do projeto do aluno Renan Vasconcelos, bolsista do Laboratório de Biologia Ambiental e Microbiologia (Labiam), sob orientação do professor Manoel Paiva, do campus de Acaraú do IFCE. O projeto é um dos seis do IFCE que disputam o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Conforme Renan Vasconcelos, o trabalho por ele executado visa analisar as leveduras presentes no estômago do caranguejo uca, afim de analisar os ambientes de manguezal e os impactos nele presente.

No total 32 bolsistas se inscreveram; seis trabalhos foram agraciados pela CNPq. Vários seminários aconteceram e professores criteriosos avaliaram os projetos apresentados nos encontros internos. Mesmo com uma parcela pequena de bolsas de iniciação científica recebida pelo Instituto, comparando-se com outras instituições, percebe-se uma participação maior dos alunos na premiação deste ano.