Acadêmicos e egressos participam de evento em Mossoró (RN)
Evento contou com apresentação de trabalhos e ampla programação científica
Publicada em 29/06/2017 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:44

Alunos e egressos do campus de Acaraú do IFCE, da área de Ciências Biológicas, participaram da 25ª edição do Encontro Brasileiro de Malacologia (Ebram) e do III Simpósio Latino Americano de Jovens Taxonomistas, no período de 19 a 23 de junho, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró, Rio Grande do Norte. Esse evento bianual é promovido pela Sociedade Brasileira de Malacologia (SBMa).
Neste encontro, os discentes de Acaraú tiveram a oportunidade de fazer parte de uma discussão de diversos temas de âmbitos gerais envolvendo os moluscos, participando da ampla programação científica, que incluiu minicursos, palestras, conferências, mesas-redondas, oficinas e apresentação de trabalhos científicos. O Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue) do campus de Acaraú, apresentou dez trabalhos de pesquisa na forma de pôster. Além disso, a professora Dra. Rafaela Maia, do campus, foi uma dos membros da comissão científica, avaliando trabalhos enviados para serem apresentados no Encontro.
Os alunos do Ecomangue firmaram uma equipe com outros estudantes da USP e da UFC e conquistaram o terceiro lugar na gincana malacológica, competição que envolvia identificação de espécies e conhecimento sobre pesquisadores famosos.
Conforme a professora Dra. Rafaela Maia, Coordenadora do Ecomangue e que participou do evento, eventos científicos como esse criam "a possibilidade de interação entre os estudantes e os profissionais da área e favorece o acesso a novas informações, tornando-se fundamental na consolidação do nosso grupo de pesquisa e na formação de nossos alunos, além de abrir espaço para novas parcerias de trabalho", destacou.