Acadêmicos de Ciências Biológicas visitam reserva em Taperoaba
Os discentes tiveram a oportunidade de atestar a rica biodiversidade da Reserva Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha
Publicada em 24/04/2019 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:19

Alunos do curso de Ciências Biológicas do campus de Acaraú do IFCE participaram, na última terça-feira (23), de uma visita técnica à Reserva Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha, Área de Proteção Ambiental situada no distrito de Taperoaba, situada a cerca de 70 quilômetros da sede do Município de Sobral. Trata-se de uma Unidade de Conservação Municipal com uma rica biodiversidade. A visita foi atividade das disciplinas de Ecologia de Populações e Ecologia de Comunidades.
Conforme o professor José Moacir de Carvalho Araújo Júnior, que ministra a disciplina de Ecologia de Populações, na visita técnica, os discentes tiveram a oportunidade de "aprofundar a forma prática dos conhecimentos de ecologia e ecossistemas regionais vistos em sala de aula, por meio da observação de um ambiente com uma grande variedade ecológica e biológica protegida por lei que faz da Reserva um abrigo natural, tanto para animais característicos da região, como aves migratórias", pontuou.
Criada em 2010, com o objetivo de abrigar o refúgio natural de milhares de andorinhas e preservar o Bioma Caatinga, tão característico da região do Semiárido, onde se localiza o Município de Sobral, a Reserva Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha tem garantido, ao longo dos últimos anos, condições necessárias à existência e reprodução de diversas espécies de animais silvestres e da diversificada flora desta região.
A Reserva, de responsabilidade da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMA), está instalada em 600ha de matas, rochas e relativa oferta de água. "Trata-se de um ambiente rico em sua biodiversidade e sua visitação é essencial no processo formativo dos nossos alunos", destacou professor Moacir.